Conetividade aérea e descentralização na agenda do encontro com o Secretário de Estado do Turismo

O Secretário de Estado do Turismo Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, esteve esta manhã no Palácio da Bolsa, para um encontro com a Direção da Associação Comercial do Porto – Câmara de Comércio e Indústria (ACP-CCI). Nesta reunião, o governante teve oportunidade de aferir algumas das causas que Associação Comercial tem vindo a defender publicamente sobre esta tutela e que se enquadram nas aspirações da região.

Neste quadro, o Presidente da Direção, Nuno Botelho, apontou três questões essenciais. A primeira relativa à TAP, considerando tratar-se de um problema de urgente resolução e que se repercute num serviço insuficiente, não apenas no Porto, mas também em Faro e na Madeira. Em segundo lugar, e decorrente do primeiro ponto, Nuno Botelho considerou que o Governo deveria promover a interconectividade aérea, forçando a TAP a concentrar-se no hub de Lisboa e libertando os slots nos restantes aeroportos, para que estes possam captar novos operadores e rotas.

O terceiro tema invocado pelo Presidente da ACP-CCI foi a descentralização orçamental nas entidades regionais de promoção turística, que apesar de receberem financiamento do Estado e do Turismo de Portugal, não têm autonomia para o executar. Neste ponto, Nuno Botelho alertou para a discrepância que existe na comparação entre o número de eventos captados para a região de Lisboa e para as restantes regiões do país.  Finalmente, defendeu uma atualização da capitação orçamental para o turismo, uma vez que o Norte está a receber a mesma verba há vários anos, sem que esta acompanhe o crescimento da procura.

No diálogo que se estabeleceu ao longo do encontro, outros desafios associados à transição energética, à sustentabilidade e à digitalização no setor do comércio e dos serviços também foram abordados. Nuno Fazenda mostrou-se recetivo a trabalhar sobre as propostas apresentadas e concordou com a necessidade de acelerar a descentralização financeira e a autonomia operacional das regiões, nestes setores.

No final da reunião, Nuno Botelho reforçou a disponibilidade da ACP-CCI em colaborar com a Secretaria de Estado e prometeu lealdade institucional com o Governo.

13 de janeiro 2023

Scroll hacia arriba